Estratégia Data-Driven de CRM que gerou 240% mais transações em aplicativo.

CRM & Marketing Automation

Fintech

Estratégia Data-Driven de CRM que gerou 240% mais transações em aplicativo.

História do Cliente:

Alt.bank é uma fintech parte do grupo britânico DigiCash Technology Venture, que chegou ao Brasil por meio do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), Programa de Inovação do Banco Central. A empresa oferece aos clientes um aplicativo de conta digital, com as funcionalidades de conta corrente, cartão de débito, transferência bancária, pagamento de contas, entre outros serviços bancários.

Resultados

+240% de crescimento em transações entre clientes nos primeiros 30 dias

+48% de crescimento no número de transações por cliente

27% de recuperação de cadastros abandonados

icon

Objetivo

A GhFly teve como objetivo fortalecer as estratégias de engajamento com a base de clientes e prospects por meio de e-mail marketing, SMS e notificações push, aumentando a utilização do app e a interação com a marca.

Objetivo
icon

Desafio

Fomentar a utilização do aplicativo como ferramenta prioritária em transações financeiras

Intensificar a frequência de uso do aplicativo por parte dos clientes existentes e a conversão de prospects em novos usuários com a utilização de estratégia data-driven e multicanal de CRM, alavancando o customer lifetime value da base e evitando saturação dos consumidores com comunicações na caixa de e-mail.

icon

Solução Estratégica

Inteligência de dados como estratégia core

A inteligência de dados aplicada à estratégia de CRM de alt.bank proporcionou criar experiências personalizadas, obter gatilhos para jornadas, criar segmentações para campanhas, aplicar modelos de inteligência artificial e ter insights capazes de nortear as tomadas de decisão de negócio. Isso foi possível graças à coleta, ao tratamento e à manipulação da base de dados de prospect e clientes suportados pela tecnologia do Salesforce Marketing Cloud, plataforma de CRM adotada pelo alt.bank.

Dividimos Data Intelligence em 8 principais núcleos: Data Mapping, Data Capture, Data Store, Data Manipulation, Data Insights e Artificial Intelligence.

Alguns dos principais pilares

Data Mapping: os dados transacionais tem um enorme peso na estratégia devido ao enorme número de possíveis transações que um usuário de um banco pode ter. Exemplo disso é o uso dos dados de desbloqueio de cartão para envio de lembretes aos clientes com cartão ainda bloqueado.

Data Capture: inserimos os dados cadastrais na plataforma a partir de uma integração com o sistema do banco, e para o dados transacionais utilizamos API’s que levam a informação para a plataforma instantes após o evento ter ocorrido.

Data Insights: mais importante do que capturar e manipular a base dados dos clientes, é obter insights e aplicá-los ao negócio. Desenvolvemos um calendário de campanhas, para organizar ações e controlar audiências. realizamos testes para mensurar a efetividade dos disparos e fomos adaptando a comunicação conforme novos clientes entravam. Todos os assuntos, além de não se cruzarem, estavam ligados ao interesse do cliente, adaptando a jornadas conforme a localidade e o tipo do cartão escolhido.

Inteligência Artificial: além de uma grande aliada do marketing, ajuda muito no engajamento. Com ela, conseguimos prever comportamentos e adiantar soluções, prevendo o horário de maior probabilidade de abertura de e-mails e push.

icon

icon

Depoimentos

Nós contratamos a GhFly com o objetivo de alavancar a usabilidade do nosso aplicativo. Já que somos uma startup completamente digital, precisávamos de uma empresa de performance que estivesse de acordo com nossos valores. A GhFly nos surpreendeu com os resultados atingidos durante a pandemia, e estamos confiantes para continuar nossa expansão e engajamento.

Diego Nunes

Diego Nunes

Marketing Manager | alt.bank

Fazer uso de inteligência de dados na estratégia de CRM propiciou um entendimento mais profundo da necessidade do cliente e maior assertividade na comunicação e engajamento com a marca. No médio-longo prazo, foi possível superar as metas estabelecidas pelo alt.bank e, consequentemente, aumentar o nevel de satisfação em relação a nossa atuação.

Dieggo Thomaz

Dieggo Thomaz

CRM Manager | GhFly