Cuidado com a utilização indevida do nome da GhFly! Saiba mais

Waze Ads – Vale a pena?

Caio Campos

19/11/2021

Uso do Waze Ads

Por Caio Campos – Digital Media Coordinator LATAM na GhFly

O Waze tem 115 milhões de usuários mensais em todo o planeta. No Brasil, o sucesso da plataforma não é diferente. Ocupamos o quinto lugar no ranking mundial de uso e somos líderes na América Latina.

Entre os brasileiros, são 10 milhões de usuários do app – e esse número fica ainda mais impressionante quando comparamos com o número de motoristas habilitados, de 42 milhões.

Criado em 2018, em Israel, o Waze orienta condutores sobre melhores caminhos, tráfego e condições de estradas. Ele consegue acompanhar o movimento de todas as vias, e ainda sugere trajetos e paradas no meio do caminho. Hoje, além de oferecer uma usabilidade fácil e intuitiva, o aplicativo é integrado com outros produtos do Google – como o Maps, por exemplo, a partir da compra da tecnologia por parte do Google em 2013.

No mesmo ano, o Waze Ads foi criado como um serviço de anúncios dentro daquele que já estava consolidado como um dos maiores apps de trânsito do mundo.

Waze Ads

O primeiro a entender em relação à publicidade no Waze é que os anúncios feitos no aplicativo não são simples, e muito menos aleatórios: são ads geolocalizados. Ou seja, estabelecimentos dentro de determinado raio de proximidade aparecem na tela do aplicativo para o usuário, durante seu uso.

Para otimizar os anúncios, a tecnologia desenvolvida pela plataforma leva em consideração a posição geográfica em que o motorista se encontra. Assim, o usuário pode encontrar empresas, serviços e produtos que estejam em sua rota.

O Waze Ads garante recursos que mensuram as possibilidades e resultados de suas campanhas. Ao analisar o comportamento dos usuários e o que foi alcançado, é possível ajustar para otimizar os resultados.

Vale a pena?

Para saber se utilizar a estratégia de anúncios no Waze Ads vale a pena, a resposta é: depende, principalmente, do tipo de negócio da empresa e da finalidade da divulgação via anúncio.

De maneira geral, a proposta do Waze Ads funciona bem para negócios locais, como uma aposta na proximidade por localização ao anunciar para os motoristas em deslocamento.

Pode ser uma opção com foco em reconhecimento de marca? Até pode. Mas, será melhor para pontos físicos? Com certeza, levando em consideração sua característica de geolocalização – sendo uma ótima opção para lojas físicas, restaurantes, hotéis e salões de beleza, por exemplo.

Entenda como funciona

Em relação ao seu funcionamento, a proposta do Waze Ads é simples. Para começar, é preciso entender que existem quatro modelos básicos de anúncios: takeover, pinos, busca e arrow.

>Takeover: é como um outdoor, mas no digital. O anúncio é exibido quando os motoristas param o veículo em determinado local, sendo que o ad ocupa metade da tela do celular.

>Pinos: no mundo físico, ele seria como um letreiro de loja. Os Pinos lembram o motorista de que a sua loja está próxima do trajeto a ser percorrido por ele.

>Busca: no mecanismo de buscas do próprio Waze, o negócio anunciado aparecerá no topo das buscas. O resultado inclui, ainda, a logomarca da empresa.

>”Arrows”: o formato indica que o negócio está próximo, ajudando os clientes a aumentarem a associação entre um determinado local e determinada marca.

Esses quatro anúncios são mostrados dentro do app, com informações básicas sobre o local (como horário de funcionamento, contato e descrição, por exemplo), distância do destino e até mesmo a possibilidade de ajustar a rota do motorista para o estabelecimento.

Aos anunciantes, a plataforma do Waze Ads também oferece métricas que ajudam a mensurar as possibilidades e os resultados das campanhas – como impressões, navegações, interações e taxa de cliques.

A cobrança da plataforma é feita em dólares, com custo mínimo de USD 50 mensais, feita em cartão internacional. Assim como em campanhas feitas via Google ADS, a demanda é do modo CPM (Custo por Mil visualizações). O Waze faz também sugestões de custo por mil para determinado anúncio, de acordo com o nível da concorrência do negócio.

Como anunciar no Waze Ads

Existem duas opções de conta: Waze Ads Starter, indicado para pequenas empresas, e Waze Ads, recomendado para marcas e agências. Para utilizar o Waze Ads, o passo a passo é simples:

>Acesse o site do Waze Ads e clique no botão Começar.

>Crie uma conta na plataforma.

>Agora é hora de configurar a campanha. É importante preencher dados como endereço, descrição do negócio, selecionar a categoria do estabelecimento, postar a logomarca, contato, entre outras informações.

>Preencha também a referência geográfica do seu negócio e todas as informações que você achar importante.

>É possível selecionar horários de exibição do anúncio e outras possibilidades.

>Defina o seu orçamento e coloque os dados do cartão de crédito internacional.

>Aguarde a aprovação do anúncio.

>Pela plataforma, é possível monitorar o desempenho dos ads em tempo real.

>O Waze Ads permite, ainda, alterar o visual do anúncio, caso seja necessário, mantenho a divulgação ativa.

Uma dica interessante é que, como o Waze é parceiro do Google Maps, do Bing e do Foursquare, é interessante que o negócio também esteja cadastrado corretamente nessas plataformas para que as plataformas integradas otimizem os resultados das campanhas.

Hoje, a medida em que perdem força junto aos consumidores o marketing de interrupção e entram em cena marcas que estejam inseridas no contexto do seu cliente, o Waze Ads é uma grande aliada. A ferramenta é uma excelente opção para empresas que têm dado passos largos na direção de assumir de uma vez por todas uma estratégia omnichannel, unindo o melhor do ambiente digital aos resultados físicos.