Cuidado com a utilização indevida do nome da GhFly! Saiba mais

Qual é a mensagem de Don’t Look Up? de uma perspectiva mercadológica

Ashley Rodríguez

17/01/2022

*Este artigo está livre de spoilers*

Uma das estreias que está dando muito o que falar é “Don’t look up” ou “Não olhe para cima” em português. Um longa-metragem onde vemos Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence estrelando como um casal de cientistas que descobriram em quanto tempo um meteorito atingirá a Terra, acabando com a humanidade. A produção também conta com apresentações de grandes estrelas como Meryl Streep, Timothée Chalamet e Ariana Grande. 

O filme foi dirigido por Adam McKay, conhecido por outros trabalhos como “The Big Shot” e “Vice”, projetos que se destacam por narrar eventos sociais de forma carismática e com um pouco de humor ácido, algo que se repete em “Não olhe para cima”. No entanto, o próprio longa-metragem recebeu críticas mistas. Enquanto muitos consideram que a mensagem foi exagerada, para outros teve bastante sucesso. 

Qual é a mensagem de Don’t look up?

Neste artigo não nos concentraremos em fazer uma avaliação técnica do filme, mas seu enredo nos inspirou a analisar o panorama da comunicação, publicidade e mudanças climáticas. Assim, faremos uma analogia da mensagem do filme com o que acontece no dia a dia do nosso trabalho. 

Mudanças climáticas e marketing sustentável

Não é a primeira vez que se faz um filme que tem como tema as mudanças climáticas. O próprio Leonardo DiCaprio produziu o documentário “Antes do Dilúvio” em 2016 onde falou sobre a deterioração do planeta e a lista continua. Agora mais do que nunca esse tema está se tornando muito importante, por isso aplicar o marketing sustentável na sua comunicação pode trazer impactos positivos para a marca. 

E apesar de no filme o público mostrar desinteresse pelo que pode acontecer com o planeta, a realidade é que são os usuários quem esperam que as empresas tenham mais responsabilidade nestas questões. Por exemplo, uma pesquisa do Natural Marketing Institute mostra que 50% dos clientes acham que as empresas devem fazer o bem ao meio ambiente. 

Mesmo assim, além de ter um discurso verde, é preciso que as empresas realmente se comprometam a considerar seu impacto ambiental. Não adianta falar em mudanças climáticas quando isso não é aplicado em processos de negócios externos e internos. 

Alcançando credibilidade em momentos de polarização 

Ao longo da trama, fala-se muito sobre a divulgação das informações e como os internautas decidem acreditar nelas. E com tanto conteúdo pairando na web 24 horas por dia, como sabemos em quem acreditar? Como podemos construir confiança? Aqui está o papel das marcas na geração de conteúdo de qualidade, para gerar maior credibilidade no público. 

Em um mundo polarizado, superinformado e altamente crítico, os usuários esperam que as marcas ajam de forma correta, consistente com os valores que alegam defender. Dessa forma, algumas das formas de gerar credibilidade com sua marca são:

-Seja transparente com os produtos e serviços que você vende. Mostre dados e depoimentos.

-Avalie o feedback de seus clientes, faça pesquisas de NPS e interaja com eles para descobrir como você pode melhorar. 

–Construa autoridade em seu nicho de mercado. Afilie-se às pessoas certas e espalhe sua mensagem. 

Redes sociais mudam realidades

A maior responsabilidade que temos como profissionais de marketing é que temos a capacidade de mudar realidades, e com as redes sociais isso se torna mais latente do que nunca. Em “Don’t Look Up” o que é dito nas plataformas digitais tem grande impacto na sociedade, assim como o que é veiculado na mídia tradicional.  

No entanto, uma das mensagens do filme é nos alertar para as consequências de uma sociedade altamente conectada. Com isso, podemos dizer que a tecnologia trouxe centenas de maravilhas, mas cabe às empresas utilizar as redes sociais para se comunicar de forma ética, sempre respeitando os fatos e o que há de melhor para o bem-estar do público.

Na GhFly ajudamos as empresas a atingir seus objetivos digitais, mas além disso as incentivamos a melhorar a vida de seu público, promovendo bens e serviços úteis para eles. Por isso, acreditamos que nossa equipe de especialistas está pronta para tornar qualquer marca líder no mercado, sempre atuando com bons valores e a melhor atitude.