Em 2023, o Google Marketing Live comemorou seu aniversário de 10 anos. Um evento inspirador, que ocorre desde 2013 apresentando as últimas inovações, novidades e melhorias para produtos e anúncios no meio digital.
É um momento enriquecedor, pois traz muitos insights, informações e cases da indústria, além de proporcionar oportunidades de troca e networking entre os participantes.
O encontro foi realizado presencialmente na sede do Google, em Silicon Valley, na Califórnia, e mais uma vez contou com a participação de profissionais da GhFly, Gustavo Hana – CEO da GhFly Network e Aline Bezerra – Diretora de Martech, que trouxeram os principais insights do evento em primeira mão.
Esse ano, o GML apresentou novidades para impulsionar os resultados de marketing das empresas, baseado em três áreas principais: 1) Conexão com o consumidor; 2) Criatividade; e 3) Nível de confiança do consumidor com as marcas. Mas, o principal componente que abrange todos esses pilares pode ser resumido em apenas duas palavras: Inteligência Artificial (IA).
Seguindo as tendências do Google I/O, muito em breve a IA estará presente em todos os lugares do Google Ads. Por isso, hoje a GhFly traz as principais novidades apresentadas no GML 2023.
Agora, é possível criar campanhas por meio de um bate-papo orientado pela IA, diretamente da interface do Google Ads. Ao inserir o link da página do anúncio, o Google automaticamente faz um resumo, gerando palavras-chave relevantes, títulos, descrições, imagens e outros materiais. E, antes desse conteúdo ir ao ar, é possível fazer alterações manuais nas sugestões do IA.
Anúncios de pesquisa e Shopping são aprimorados. Através da Experiência Generativa de Busca (SGE), apresentada recentemente no Google I/O, o Google busca aprimorar a publicidade na área de busca, ou seja, a ideia é adaptar os anúncios em tempo real, com base na pesquisa realizada pelo usuário, aumentando a relevância e a qualidade da propaganda ofertada.
O PMax já é um produto totalmente baseado em IA, e que agora será aprimorado com a IA generativa, oferecendo uma experiência ainda mais automatizada. A proposta é que a ferramenta facilite a tarefa de gerar materiais sob medida, através da criação de imagens e textos relevantes para uma campanha.
Os ativos criados automaticamente pelo Google ganharão mais relevância com a AI, pois, ao invés de serem gerados antes do leilão, agora serão produzidos de acordo com a intenção do usuário durante a sua pesquisa.
Com essa nova ferramenta, os anunciantes poderão manipular, editar e aprimorar fotos de produtos por meio da IA do Google.
O Merchant Center Next irá aproveitar os dados do seu site no processo de criação de feed, para simplificar partes do trabalho técnico mais difíceis para comerciantes com pouca experiência. Além disso, a interface do usuário será aprimorada, para melhorar a experiência dentro da plataforma.
Nesse contexto, mesmo com todas essas atualizações sobre a IA, o Google reforçou seu compromisso com a privacidade do usuário, colocando-a como prioridade.
Agora, é hora de estudar e colocar em prática todas as novidades e novas possibilidades que aprendemos e trouxemos da Califórnia. E se você quer assistir ao resumo de tudo que rolou no GML 2023, é só clicar no vídeo.