Mais de um de nós já se divertiu com Pokémon Go, principalmente quando foi lançado em 2016. E sem nem saber que era um aplicativo de Realidade Aumentada. Agora continuamos nos divertindo não apenas com esse tipo de jogo, mas também com aplicativos diferentes e com os mesmos filtros do Snapchat e Instagram.
Poder interagir com objetos digitais que parecem reais é uma experiência única, que não tem implicações apenas para o mundo dos jogos. Suas funções também ajudam a sociedade, além de fazer estratégias de marketing imersivas. Isso a torna uma das tendências tecnológicas mais acessíveis do momento e uma das que mais utilizamos.
Segundo o Franklin Institute, a Realidade Aumentada nos permite ver nossa realidade, nosso cenário natural, como árvores, paredes, pessoas, com elementos virtuais sobrepostos a eles. Atualmente, não são necessários grandes dispositivos para usufruir deste tipo de tecnologia, basta ter um smartphone ou tablet.
Em outras palavras, podemos misturar o mundo real e o mundo virtual, enquanto interagimos com ambos em tempo real.
A realidade aumentada (AR) tornou-se muito útil quando se trata de comunicar visualmente projetos ou conceitos em 3D, o que é muito útil para educação, arquitetura e design. No caso das estratégias de marketing, esse tipo de ferramenta tem servido lojas de roupas e maquiagem para que seus consumidores possam “experimentar” seus produtos sem precisar comprá-los.
Essa tecnologia imersiva representa uma vantagem para os relatórios, pois as pessoas podem observar praticamente qualquer objeto em protótipos 3D. Por esta razão, tem sido muito útil em áreas de vital importância para a humanidade:
Como explicamos anteriormente, a realidade aumentada permite criar experiências mais imersivas. Este é o principal foco que devemos levar em conta se quisermos usar essa tecnologia para divulgar nossa marca. Então, como nossos usuários podem interagir com nossos negócios por meio de RA? Aqui estão alguns exemplos:
Embora as tecnologias de realidade virtual, aumentada ou mista possam parecer um pouco intimidadoras, a verdade é que estão mais próximas do que nunca. Por exemplo, existe um software como o Spark AR Studio, que, através de uma interface intuitiva, permite criar facilmente filtros do Instagram. ARcore também é ideal para produzir projetos de forma colaborativa.
As imagens ou vídeos em 360º são uma modalidade que traz muita presença ao usuário. É um conteúdo multimídia que pode ser visualizado de qualquer computador, smartphone ou dispositivo de realidade virtual. Artistas como Bjork e Coldplay já usaram esses formatos para criar cenários muito mais imersivos para seu público.
Por outro lado, temos exemplos como o Museum Views, onde os usuários podem fazer um tour virtual pelos museus mais importantes da história.
Atualmente, os QR Codes são uma forma fácil de compartilhar informações digitais, seja física ou virtualmente, principalmente porque a grande maioria dos dispositivos virtuais possui leitores.
Se você tem lojas ou produtos físicos, adicione QR Codes e pense em funções de realidade aumentada para que seu público possa interagir com sua marca. Você pode apresentar seus itens em 3D para gerar pequenos minijogos, tudo depende do conceito e valores do seu negócio.
Embora esse recurso do Google esteja disponível apenas para determinadas buscas, não podemos ignorar o que isso significa para as marcas. Os usuários não querem apenas ver imagens ou artigos de nossos produtos, agora eles querem interagir de maneira mais próxima antes de tomar a decisão de compra. É vital levar isso em consideração para implementar essa tecnologia em nossas estratégias.
A aceleração digital nos leva a criar novas e diferentes formas de usar a tecnologia ao nosso redor. E com a ajuda de uma equipe criativa e inovadora, você pode adotar essas estratégias para acelerar seu desempenho digital.
Lembre-se que na GhFly estamos à sua disposição para ajudá-lo a melhorar seu desempenho, não hesite em nos contatar para começar a aprimorar suas estratégias de marketing.