Cuidado com a utilização indevida do nome da GhFly! Saiba mais

Aumente suas vendas em redes sociais com o Social Commerce

Ashley Rodríguez

07/02/2022

As redes sociais fazem parte do dia a dia de todos os indivíduos. Muitos as usam para entretenimento ou para acompanhar as tendências, mas também são amplamente utilizadas para fazer compras. Neste artigo falaremos sobre comércio social e algumas ideias para aplicá-lo com sucesso. 

Como exemplo da importância de aplicativos como Instagram ou TikTok, temos uma investigação do NuvemCommerce que indica que compras feitas em 2020 cresceram de 22% para 34%. Não é mais estritamente necessário pesquisar no Google ou acessar o site para realizar compras. Tudo pode acontecer em uma única rede social. 

O social commerce é uma tendência que não podemos perder se quisermos oferecer uma estratégia ultra personalizada e omnicanal. 

As redes sociais e a decisão de compra 

As redes sociais tornaram-se mais do que um portal para carregar histórias ou descobrir novas marcas. Eles são cruciais para influenciar a decisão de compra dos internautas. Os consumidores estão cada vez mais procurando reduzir o número de cliques que precisam fazer para concluir uma compra.

Segundo estudos do IAB Espanha, 73% dos internautas fazem compras online e 85% utilizam alguma rede social. É por isso que hoje existe tanta proximidade entre as lojas virtuais e os consumidores. Por outro lado, de acordo com dados do Facebook, foi determinado que 87% das pessoas pesquisadas admitiram realizar uma ação depois de ver um produto no Instagram.

Outro grande exemplo é o Brasil, segundo pesquisa da PwC, as redes sociais têm impacto nas decisões de compra de 77% dos consumidores. Assumindo um papel muito maior hoje. 

Os mais propensos a fazer este tipo de ação são a Geração Z e espera-se que a tendência continue para 2022 e os próximos anos.

Social Commerce vs. Ecommerce: Como se diferenciam?

Embora pareça bastante semelhante, a verdade é que ambos se referem a conceitos ou canais diferentes. De fato, o social commerce, por definição, é uma estratégia que utiliza as redes sociais como mais um canal de vendas para seus produtos e serviços. Pelo contrário, o e-commerce fica exclusivamente no site.  

Há também uma diferença de abordagem. O e-commerce está mais focado no produto, em mostrar seus benefícios e características, enquanto o social commerce está mais focado no cliente, em criar uma interação com ele, responder às suas preocupações e muito mais.  

Vale ressaltar que ambos podem se apoiar mutuamente para proporcionar uma experiência satisfatória e focada em agradar cada cliente. A personalização é um dos recursos que não podem faltar em nenhum desses canais. 

Ideias para aplicar o Social Commerce no seu negócio

O primeiro passo para aplicar o Social Commerce no seu negócio é ter um grande conhecimento do consumidor final, quais são seus desejos? Quais são suas necessidades? Lembre-se que a vantagem das redes sociais é oferecer uma experiência muito mais personalizada e próxima. 

Assim, algumas ideias para aplicar o Social Commerce são:

Aposte na prova social 

A prova social é uma das estratégias de marketing mais antigas para gerar conversões. Trata-se de mostrar a qualidade de um produto ou serviço através da validação de outros. Isso acontece porque ao transmitir globalidade e boas experiências com a marca de muito mais confiabilidade. 

Para isso, deixe espaços livres para comentar e elogiar seu serviço, seja em suas redes sociais ou na própria plataforma web. Por outro lado, o User Generated Content (UGC) também é muito valioso para transmitir os benefícios da sua marca. 

Lojas virtuais diretamente da plataforma

A integração de diversas plataformas é uma das melhores ferramentas para se destacar na sua estratégia digital. Felizmente, já há algum tempo redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok permitem que você integre suas próprias lojas virtuais sem precisar acessar o site. 

O uso dessas atualizações permite que o usuário veja o catálogo de produtos disponíveis. Resultado: a intenção de compra é acelerada ainda mais. 

Mantenha-se atualizado com as tendências e inovações 

Não podemos esquecer que as redes sociais (e o próprio marketing digital) têm a particularidade de estarem em constante mudança. O chamado algoritmo está sempre tendo versões e atualizações diferentes, enquanto isso, o mesmo consumidor está mudando as expectativas. 

Antecipar as mudanças na comunidade virtual é fundamental para dominar o comércio social. Você tem que oferecer novas soluções e ferramentas quando a comunidade precisar. 

Toda vez que falamos em fazer uma estratégia digital, ela deve ser abrangente. É inútil focar exclusivamente em SEO ou desenvolvimento web. Devemos levar em conta todos os canais relevantes e, entre eles, as redes sociais nunca podem ficar para trás. 

É por isso que na GhFly temos uma equipe multidisciplinar, focada em gerar os melhores resultados para cada projeto. 

Quer aumentar o seu investimento e maximizar as vendas? Entre em contato conosco!