Cuidado com a utilização indevida do nome da GhFly! Saiba mais

A robótica e seu potencial para impulsionar o comércio eletrônico

Ashley Rodríguez

03/02/2022

Você se lembra da Robotina? O simpático robô que facilitou a vida dos Jetsons no desenho animado. Atualmente, já existem máquinas que encurtam processos ou tarefas repetitivas no aspecto trabalhista, inclusive em oficinas. Por isso, neste post veremos como a robótica impulsiona o e-commerce.  

Em artigos anteriores falamos sobre como o comércio online evoluiu após a pandemia. Há muitos casos que demonstram isso, por exemplo, segundo a empresa Pitney Bowes, em 2019 foram empacotados 103 bilhões de pedidos em todo o mundo. Isso representa 3.250 pacotes por segundo. E com o crescimento atual espera-se dobrar até 2026.  

Voltando a Robotina, no desenho podemos ver como esse personagem limpa, organiza e até responde a quase todos os desejos da família Jetsons. E embora os robôs de hoje não façam exatamente isso (embora estejam próximos), eles ajudam a responder às necessidades do consumidor. 

O que é robótica?

Como humanos, sempre buscamos a automação de tarefas, podemos ver isso na Grécia Antiga até nos folhetos de Leonardo Da Vinci. Além disso, os robôs de alguma forma estiveram em nossas mentes, refletidos em filmes, séries e até desenhos animados. Pouco a pouco, evoluímos em termos de robótica até chegarmos ao que é hoje.

Mas o que é robótica? Em poucas palavras, é um ramo da tecnologia que lida com o projeto, construção e melhoria de robôs. Também pode incluir outras disciplinas como programação, inteligência artificial, ciência da computação, entre outras. Sua principal função é acelerar ações repetitivas e até mesmo garantir a vida de pessoas em ações muito perigosas.

No entanto, uma de suas principais críticas é a crença de que vão substituir os seres humanos em seus empregos. Por outro lado, os estudos e práticas mais recentes têm mostrado que, longe disso, o uso de robôs ajuda os trabalhadores a otimizar seu trabalho, tornando-o mais fácil e rápido.

Como esses robôs são usados ​​no mercado de trabalho

Atualmente, o comércio eletrônico é tão grande que milhares de compras online são feitas em apenas um minuto. Para atender a essa demanda, é necessária uma grande força de logística, despacho e envio. É aqui que os robôs entram para ajudar as lojas de varejo. 

Os processos automatizados por esses robôs ajudam a manter o estoque atualizado, facilitando o trabalho dos vendedores. Além disso, essas máquinas também permitem uma melhor análise de dados e segmentação de clientes. 

No entanto, para começar a aplicar essa tecnologia, são necessários infraestrutura e treinamento para conhecer a fundo esse tipo de maquinário. 

Benefícios da robótica para o e-commerce

A principal vantagem de agregar a robótica ao e-commerce se resume na automação. O que se entende por otimização de processos. Não se trata de trabalhar mais, mas de trabalhar de forma mais inteligente. No final, tudo isso resulta na satisfação de clientes e funcionários. 

Pedidos mais eficazes

Para o desempenho humano, é muito difícil lidar com o número de pedidos online que são feitos em apenas alguns segundos. Por isso, em matéria de logística, as máquinas se encarregam de registrar o endereço dos compradores, o tipo de embalagem, seus dados pessoais para poder separá-los e classificá-los. 

O resultado é uma logística muito mais organizada, reduzindo o trabalho dos funcionários e ajudando-os a focar no atendimento ao cliente ou em eventuais problemas.  

Reduz o risco de erros 

A maioria dos robôs possui software que os ajuda a saber o que fazer. Quando bem projetados, eles podem realizar tarefas pré-construídas ou repetitivas.

Por que eles reduzem os erros? Porque por possuírem software são capazes de trabalhar com cálculos exatos, que devem ser previamente indicados por seus projetistas ou por quem necessitar daquele maquinário especial.

Uso de inteligência artificial

O uso de inteligência artificial é algo que não pode faltar em quase nenhum software. Mecanismos de busca como o Google, ou dispositivos inteligentes da marca Apple, já possuem inteligência artificial própria há vários anos. Essa tecnologia ajuda as máquinas a serem muito mais eficientes, incentiva o aprendizado de máquina e a análise de dados.

Graças à inteligência artificial, a robótica não é apenas capaz de resolver problemas pré-projetados, mas também de analisar contextos ou outras necessidades para dar uma resposta ao consumidor. 

Tanto o marketing quanto a publicidade precisam de ciência e tecnologia para desenvolver suas estratégias. Principalmente quando falamos de uma era onde o consumidor é o centro de todos os processos. A robótica ajuda o comércio eletrônico a fornecer um serviço melhor. Não só para os seus clientes, inclui também o trabalho de cada um dos profissionais que tornam tudo possível.

Na GhFly não ficamos atrás, usamos inovação e tecnologia para trazer melhores resultados aos nossos clientes.

Procurando uma agência para acelerar sua performance? Entre em contato conosco!